5

Mitos e verdades sobre unhas


A gente sempre quer nossas unhas fortes e bonitas, né? Mas nem sempre sabemos o que é melhor pra elas por isso vai aí alguns mitos e verdades sobre unhas !

Tumblr_lxpeeaajx41r7q6fko1_500_large

Tirar cutícula faz mal?

VERDADE - a cutícula serve como uma barreira que protege o organismo, impedindo a entrada de fungos e bactérias. Ao corta-la você abre uma porta para as bactérias. O ideal seria empurrar a cutícula sem cortá-la.

Bases de unhas, como "casco de cavalo", fortalecem as unhas?

VERDADE - esses tipos de esmaltes apresentam em sua formula cálcio e pantenol. Devido à ação fortalecedora do cálcio e o hidratante do pantenol, esses esmaltes podem ajudar no fortalecimento das unhas. Lembrando que o enfraquecimento das unhas deve ser avaliado por um especialista. As alterações podem ser reflexo de mudanças no organismo, como falta de alguma vitamina ou alterações hormonais. A unha cresce em média três milímetros por mês, e acelerar esse processo não é possível.

Esmaltes escuros mancham as unhas?

MITO - não mancham as unhas. Cores escuras só ficam mais difíceis de retirar o esmalte, mas a unha não deve ficar manchada.

Acetona danifica a unha?

VERDADE - a acetona desidrata a unha. A melhor maneira de retirar o esmalte é usando uma solução sem acetona como os lencinhos removedores de esmaltes da Océane Femme.

Esmaltes escuros fortalecem as unhas e aceleram seu crescimento?

MITO - a composição dos esmaltes, independente da cor, é  a mesma. O que acontece é que o próprio esmalte funciona como uma película protetora contra danos do dia a dia, como lavar a louça ou digitar no computador, e isso pode ajudar a unha a crescer mais forte.

Quem tem alergia a esmaltes pode passar uma base de esmalte antialérgico e qualquer esmalte comum por cima?

MITO - o contato do esmalte com a pele acontece da mesma forma, mesmo com a base de um esmalte antialérgico. A pessoa vai sentir uma coceira e manchas vermelhas nas pálpebras e pescoço, não tem como bloquear o contato apenas com outro esmalte como base. O ideal para as  meninas que possuiem alergia é usar esmaltes que não contenham formaldeído e tolueno na composição.

Manchas esbranquiçadas nas unhas é sinal de falta de proteínas ou de nutrientes?

EM PARTES - Sim, manchas brancas podem ser sinal de falta de nutrientes. Porém, o mais comum é elas aparecerem quando as unhas estão sofrendo ressecamento intenso. O melhor é ficar alguns dias sem esmalte e intensificar o uso de cremes hidratantes a base de ureia. Se, mesmo depois desse cuidado as manchas continuarem em suas unhas, o melhor é procurar um dermatologista.


Então meninas, prontas para começar cuidados que resultem unhas fortes e bonitas? Beijos


5 comentários:

Marcinha

Poxa, não sabia que tirar cuticula faz mal, adorei o post, bem informativo linda.
Bjs
TDiaryofteens.blogspot.com

Anônimo

adorei!!!!

Aline♥.

Oii, amei o blog e ja estou seguindo!
E gostaria de saber se o Doce Gloss aceita afiliacao com meu blog.
Beijinhos-XOXO

www.clubedalika.blogspot.com

Clara Levate

Letícia, não sabia que tirar cúticula faz mal e que acetona desidrata a unha. Muito obrigada pela informação.
Mil desculpas pela minha falta nos comentários. Estava em Rio das Ostras, viajando.
Tem um post novo lá. Você não vai perder, né?
bjs da Cacá
Don’t Stop Believin’

Mariana Remiro

Adorei as dicas ! Não sabia sobre a cutícula nem sobre a acetona, além de tirar muitas dúvidas minhas :) Que lindo aqui, tô seguindo já !

beeijos,
http://girliethingspt.blogspot.com/